Página inicial

 

Mosteiro da Imaculada
Conceição e São José


Entrada Vicinal Maria Domingues Verissimo, s/n / Chacara Santa Beatriz da Silva - Piratininga / SP
Tel.: ( 14 ) 3265–1624 - Cep : 17490-000

 

Vocação

“Ele não está longe de cada um de nós, pois nele vivemos, nos movemos e existimos”.(At 17, 27)

A fonte de nossa existência, donde saímos para chegar à beleza e a turbulência da vida humana, da se chama Deus. Muito antes de sermos criados, a nossa realidade estava já presente no pensamento amoroso de Deus:
“Antes de formar-te no ventre de tua mãe, Eu o conheci; antes que tu nascesse , eu te conhecia e te consagrei, para ser meu profeta entre as nações.”
A raiz profunda que sustenta e explica a nossa história pessoal tem o seu eixo no mistério de uma Presença transcendente, humanamente inexplicável, que enche e abraça a totalidade de nossa existência.

A pessoa humana é uma realidade que vem de longe e vai longe. Na nossa caminhada terrestre, temos o implícito dever, o instinto congênito e o desejo profundo de construir o dom da vida recebida. O infinito é meta de nosso caminho, embora sempre marcado, nas concretas realizações históricas, pelas limitações da nossa própria natureza e pela graça de Deus que constantemente atua em nós.
Caminhar corresponde, de qualquer maneira, a abrir os olhos para enxergar a autêntica verdade do universo, das pessoas, da vida e de Deus.
A verdade é que: sem Deus nada somos, nem podemos fazer, pois se respiramos, falamos, andamos, etc... é por graça dele que o fazemos ! Deus”... colocou o senso da eternidade no coração do homem, para que o homem possa busca-lo, mesmo sem compreender a obra que Ele realiza em nós.”

Este sentido de eternidade é aquela luz que deve emanar da nossa vocação: “Pois em Ti se encontra a fonte da vida e com a Tua luz nós veremos a luz”(Ecl 3,11).

Vocação Religiosa

Nosso Senhor, que desde toda a eternidade se propôs criar-nos estabeleceu também , com todas as circunstâncias de tempo e de lugar, e caminho que devemos seguir.
“Se queres ser perfeito, vai vende teus bens, dá-os aos pobres ... Depois, vem e segue-me”(Mt 19,21).

Com estas palavras, Nosso Senhor oferece a todos o estado Religioso. Santo Tomás afirma: ”Deve-se tomar como dirigido a todos o conselho que Jesus Cristo deu ao jovem”.
Mas para abraçar, de fato, os Conselhos Evangélicos, é suficiente este chamado genérico? NÃO! —responde S. Roberto Belarmino - é preciso ter Vocação propriamente dita, ou seja, aquele convite geral deve chegar particularizado ao individuo “...por meio da qual o indivíduo percebe que os conselhos evangélicos constituem o melhor caminho para ele e que, por isso, deve abraçá-los.”

Como se conhece a vocação?

Não se pode esperar que Deus nos apareça, para se ter certeza do seu chamado. Nesta terra nossa vida transcorre na fé; é através de pessoas, coisas e acontecimentos que procuramos conhecer a vontade de Deus. De certo modo Ele revela esta vontade com muita discrição, para que nossa reposta ao seu convite seja mais livre e espontânea. Deus parece ter receio de nos constranger, e diminuir com isso o mérito de nossa entrega e a generosidade de nosso amor.

São sinais de vocação:

  1. Uma inclinação espontânea e constante: Não se trata de sentimento, mas de vontade, um impulso e pensamento que se repete irresistivelmente no coração e na mente.
  2. Aptidão para o estado religioso: Cada congregação tem suas características, por isso, nem todos são talhados para a mesma forma de vida religiosa.A dois requisitos indispensáveis e comuns a todos os institutos: a pratica das virtudes e o espírito de piedade.
  3. Fim reto sobrenatural: O escopo é :levar uma vida de maior união com Deus e de amá-lo sobretudo.


Por isso considere atentamente a intenção à vida religiosa. Se descobrir que o fim é puramente humano como: levar uma vida mais cômoda; livra-se da tirania dos pais ou vice-versa; fazer-lhes o agrado porque insistem nisso... Se assim for não é chamado divino, mas humano o fim tem que ser sobrenatural.

Vocação Contemplativa

Como saber se é chamado para a Vida Contemplativa ?

Quando vemos pessoas que vão se desligando do mundo e das coisas dele ( falo aqui das coisas boas e lícitas, coisas materiais, de pessoas, lugares ...) isto não acontece por acaso, é Deus que às leva a isso, por que as faz descobrir que só Deus satisfaz plenamente o seu coração.
Tal pessoa é chamada a seguir a Jesus mais de perto e a estar como Maria aos pés de Jesus (Lc10,38-42) de amá-lo mais intimamente e de servi-lo mais de perto e a viver o seu Batismo com mais radicalidade.

Mas com que finalidade ?

Deus quer reservar só para si Almas que Ele escolhe gratuitamente, por sua bondade. Destes íntimos amigos seus Ele faz intercessores junto a Si, e canais de sua graça para as outras criaturas.
A permanente Oração dos Contemplativos cria-lhes grande proximidade com Deus e confere-lhes um poder especial de intercessão e proteção pelos irmãos. É esta a razão por que se recorre tanto às suas orações.

“ De Deus não se alcança nada, se não é por amor!” - São João da Cruz

O que faz o Contemplativo em meio a tantas necessidades do Mundo Atual ?

O Papa João Paulo II responde : “ A Vida Contemplativa encontra-se no coração da Igreja, e coopera em sua vitalidade, tal como um coração em um organismo vivo .”
Se alguém dissesse ao coração:-Que está você fazendo aí escondido,sem sair do lugar,calado, enquanto as mãos trabalham, os pés caminham, a boca fala, etc. Para que serve você ?
Ele poderia responder: - Se eu não estivesse aqui vivo... nem as mãos trabalhariam, nem os pés andariam, a boca não falaria, os olhos não veriam. E se disséssemos o mesmo para as raízes das árvores e os alicerces dos edifícios ? E este o papel da Vida Contemplativa na Igreja : Orando com Cristo no monte, com Maria no Cenáculo, sustentam a Igreja, comunicam a seiva da graça Divina a seus membros, fecundam com essa graça o trabalho da Pastoral e do Apostolado, para que - como diz a Igreja pelo Concilio : Os operários de Deus não trabalhem em vão.

A Aventura de Viver Totalmente para Deus !

Diante de tudo o que refletimos nos tópicos anteriores, concluímos que : A Vocação é um olhar de predileção que Jesus dirige à alma.
Mas, por que ELE escolheu precisamente à TI ?Por que te amou com amor de predileção ?
Por que tratou-a como ao Jovem do Evangelho: “Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe : Vem e segue-me !” Mc 10,21

Jovem não te detenhas, e não te sintas indigna te tanto amor, porque: “ O Olhar de Deus não é como o olhar dos homens ... Deus olha o coração“ (2 Sm 16,7)

Jesus, o Rei do Céus, o Criador das Galáxias, e dos espaços infinitos, enamorou-se por TI e te chama . Estás disposta a ser tua Esposa com todas as conseqüências ? Por Ele, deves excluir outros amores ... pois ELE quer teu coração INTEIRO e que o AMES acima de TODAS as coisas. Ele é ciumento (Ex. 20,5). Podes ter amigos, porém só Ele deve ser teu ESPOSO. Só ELE que te AMOU na CRUZ, pode pedir-te um amor total até a cruz.

Neste momento, Jesus te olha com carinho e com o CORAÇÃO transbordante de AMOR e te diz:

Queres se Consagrar a Mim com todo o teu ser?

Talvez em teu coração surjam dúvidas, inseguranças, medo...

Não temas, vale a pena. Por que:

“a vida passa rapidamente, e logo viveremos a mesma vida de Deus. Então veremos novos Céus e outro Sol mais radiante nos iluminará. Não seremos mais prisioneiras nesta terra de exílio, tudo haverá passado ... O Senhor será a Alma de nossa Alma e gozaremos da Vida, da verdadeira Vida para sempre”.
(Sta Teresinha)

“Inspiradas e Chamadas por Deus ...” ( Sta Regra I )

“A Comunidade Concepcionista acolhe cada Irmã como um Dom do Senhor.”

Atendendo-a em suas necessidades e permanecendo junto dela com solicitude amorosa. CCGG art 100

Assim é o nosso Deus , Ele nos olha com carinho e com amor nos convida a segui-lo.
queres então ver alguns exemplos de vocação !??

Jesus estava andando às margens do mar da Galiléia e avistando Pedro e André disse-lhes:” Segue-me” (mt 4, 18-20). Cristo o chama a lançar-se em águas mais profundas e avançar no mar que é Deus.

Quando ouves falar de tais coisas você sente seu coração arder e tens desejo de pedir a Deus “Fica conosco Senhor”? Não és o único! Assim os discípulos de Emaús o fizeram(Lc 24,13ss).
E não obstante teus desejos, relutas e teme por tuas franquezas e imperfeições como o profeta Jeremias (cf Jr 1,4-8), uma coisa te digo, este mesmo profeta descobriu que deus é mais forte pois ele disse:

“Seduziste –me Senhor e eu me deixei seduzir, foste mais forte” (Jr 20,7).
Não vale apena lutar contra a graça de Deus, é melhor seguir a inspiração do espírito e o sábio conselho dos salmos:”Em silencio abandona-te ao Senhor”(Sm36 7) ”...como uma criança no colo materno e põe tua esperança no Senhor”(Sm 130,2s).

Que Ele saberá te conduzir e assim a sua graça há de “completar em ti a obra começada”.
Poderá enfim sentir-se como nós nos sentimos e que o salmo bem expressa:

“JUNTO A VÓS SENHOR, FELICIDADE SEM LIMITES”

Requisitos necessários para ser uma Monja Concepcionista Franciscana

  • Intenção sincera de Servir a Deus e vontade livre
  • Idoneidade espiritual, moral e intelectual
  • Saúde física e psíquica
  • Maturidade pessoal
  • Adequada formação humana e intelectual
  • Desejo de pertencer totalmente à Deus
  • Gosto pela oração e recolhimento
  • de 18 a 28 anos de idade ( podem ter exceções )
  • Saúde normal

Preencha o questionário a seguir para ser uma das jovens Vocacionadas da OIC e receber nossa orientação Vocacional

1) Nome Completo:
2) Data de Nascimento:
3) Endereço completo e telefone:
4) E-mail
5) Naturalidade:
6) Qual o seu grau de escolaridade:
7) Qual a sua profissão e desde que idade trabalha?
8) Cite sua data de :
Batismo:
Primeira Comunhão:
Crisma:
9) Por que você deseja ser uma Religiosa Contemplativa?
10) Como você acha que deve ser uma Religiosa?
11) Quais são os seus anseios ao querer abraçar este estilo de vida?


"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu
Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça,
mas tenha a vida eterna. - João 3:16"